miércoles, 28 de marzo de 2012

29 de março: dia de paralisação das atividades de investigação científica na FURG

29 de março é a data indicada pela ANPG - Associação Nacional de Pós-Graduandos como o Dia Nacional de Paralisação das atividades de pesquisa de tod@s @s doutorand@s e mestrand@s do Brasil. Nesse sentido, a APG/FURG convoca @s discentes de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) para se somarem a esse movimento, refletindo sobre o valor conferido à pesquisa científica em nosso país e sobre as políticas públicas de apoio à investigação desenvolvida cotidianamente por nós. 

Lembra a ANPG que as bolsas de mestrado e doutorado estão há mais de quatro anos congeladas e que a inflação do período já ultrapassa os 20%. Atualmente, os valores das bolsas são de R$ 1.200,00 para o mestrado, e de 1.800,00 para o doutorado. Esses valores se tornam insuficientes para cobrir os custos de moradia, atualização profissional, deslocamento a eventos científicos etc., além de gastos com moradia, saúde e alimentação. Na FURG, nossa recém-eleita Direção chama a atenção para a necessidade de a Universidade implementar políticas de permanência para @s pós-graduand@s. Destaca a Diretoria, no entanto,  o acesso d@s acadêmic@s de pós-graduação ao desconto-alimentação - de acesso universal; contudo, entendemos necessários outras medidas institucionais, como auxílio-moradia e auxílio-creche a muit@s estudantes que vêm de outras cidades e/ou que, por não terem bolsa de pesquisa, precisam trabalhar para pagar suas despesas mais essenciais.

Dessa maneira, à parte a reflexão, convocamos @s pós-graduand@s da FURG a se somarem à Campanha Nacional pelo Reajuste das Bolsas de Mestrado e Doutorado assinando e repassando esta petição pública: clique aqui.

Pelo imediato reajuste das bolsas de mestrado e doutorado já!
Diretoria da APG/FURG



No hay comentarios: