![]() | |||
Carlos Henrique Lucas Lima e Wellington Freire Machado |
Durante o 23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos, realizado entre os dias 03 e 06 de maio de 2012, na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), os presidentes da Capes e do CNPq, Jorge Almeida Guimarães e Glaucius Oliva, anunciaram que, a partir de 1º de julho*, as bolsas de pós-graduação – mestrado e doutorado – serão reajustadas em 10%.
Como o reajuste anunciado não atente às expectativas dos milhares de pós-graduandos, que, por meio da ANPG, desde o início do ano pressionam por um reajuste que leve em consideração a inflação acumulada desde o último aumento – cerca de 40%! – a campanha nacional #MinhaBolsaNaoAumentou continua e se expande com a realização, em agosto, de uma caravana a Brasília para cobrar a implementação dos outros 30%.
Ainda durante o congresso, os representantes da APG-FURG, Wellington Freire Machado e Carlos Henrique Lucas Lima questionaram o presidente da CAPES sobre o aumento das bolsas CAPES/REUNI, as quais, na FURG, são responsáveis por financiar número considerável de pós-graduandos. O presidente afirmou que os reajustes se estenderão a essa modalidade de bolsas, salientando, contudo, que tal aumento somente se dará no término dos contratos REUNI 2012, uma vez que a concessão das bolsas REUNI se dá por intermédio de editais anuais. Assim, os estudantes que gozam de bolsas REUNI ficarão sem aumento até o início de 2013.
![]() |
Prof. Jorge Almeida Guimarães, presidente da CAPES |
* A informação anterior era "1º de junho"; contudo, conforme o sítio da ANPG, a data correta é "1º de julho".
Redação
Diretoria da APG-FURG
1 comentario:
Olá. Entrei em contato com vocês via email e ainda não obtive resposta.
É mesmo verdade esta informação de que as bolsas REUNI não terão reajuste agora em julho de 2012?
Nem a PRPPG da UFPR, nem a Capes, via site e via email, confirmaram esta informação. Apesar disso, a Capes não foi lá muito enfática em confirmar o aumento, então ainda estou em dúvida.
De qualquer forma, divulgamos amplamente esta notícia, e a mesma já gerou muita revolta nos pós-graduandos aqui da UFPR. Porém, com este desencontro de informações, fica complicado saber o que vamos fazer a partir disso.
Por isso peço que confirmem esta informação, pois se for verdadeira, há a possibilidade de grandes manifestações na UFPR.
Obrigada.
Publicar un comentario